domingo, 31 de maio de 2020
Há um ano, Jorge Jesus se tornava técnico do Flamengo
Há um ano, Jorge Jesus se tornava técnico do Flamengo foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Manifesto 'Juntos pela Democracia' é passo para virarmos o jogo
Manifesto 'Juntos pela Democracia' é passo para virarmos o jogo foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
De onze ilhas a um continente
De onze ilhas a um continente foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
'Mundo alarmado' começa a questionar 'soft power' dos EUA
'Mundo alarmado' começa a questionar 'soft power' dos EUA foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Junho de 2020: um país dividido
Junho de 2020: um país dividido foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Ações, valor além dos dividendos
Ações, valor além dos dividendos foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Bolsonaro busca o impasse com o STF
Bolsonaro busca o impasse com o STF foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Ex-maior do que a vida
Ex-maior do que a vida foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Fechados com Bolsonaro, a desgraça
Fechados com Bolsonaro, a desgraça foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Identidade digital, pergunte à Índia
Identidade digital, pergunte à Índia foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Planejando a sonoridade urbana
Planejando a sonoridade urbana foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Polícia letal
Polícia letal foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Cultura e flexibilização!?
Cultura e flexibilização!? foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
De uma vez por todas, fora Weintraub
De uma vez por todas, fora Weintraub foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Sem justiça, sem paz
Sem justiça, sem paz foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Após denúncias de corrupção, Rodrigo Maia mantém DEM no governo Witzel
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda não decidiu sobre a saída do Democratas (DEM) do governo do Rio de Janeiro, atolado em denúncias de corrupção. O partido comanda atualmente a secretaria estadual de Obras e Infraestrutura e também a autarquia Imprensa Oficial. Maia conversou com o governador Wilson Witzel (PSC) pelo telefone após a Operação Placebo. Por enquanto, a legenda permanece com os cargos e na base aliada de Witzel na Assembleia Legislativa (Alerj), onde possui cinco deputados. Na semana passada, o Republicanos (ex-PRB), sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, entregou a secretaria de Trabalho e Renda.
Derrotado por Wilson Witzel no segundo turno da eleição de 2018, o ex-prefeito Eduardo Paes tem pressionado Rodrigo Maia para que o DEM deixe o Palácio Guanabara de vez. Em entrevista nas Páginas Amarelas de VEJA desta semana, Paes defendeu a saída imediata do partido. “O DEM entrou no governo contra a minha opinião. Quem perde eleição não deve assumir secretarias”, declarou Paes para, em seguida, criticar a gestão Witzel: “Alertei muitas vezes sobre a proximidade de um dos maiores prestadores de serviço (o empresário Mário Peixoto) do governo na era Cabral com o candidato Witzel”.
A pasta de Obras e Infraestrutura foi negociada por Witzel diretamente com Rodrigo Maia. O deputado federal indicou para o cargo Bruno Kazuhiro, presidente nacional da Juventude do DEM e ex-assessor do vereador Cesar Maia, pai de Rodrigo. A secretaria é estratégica e responsável, por exemplo, pela Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), pela Companhia Estadual de Habitação e pelo Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura.
Já a bancada do DEM na Alerj indicou o diretor-presidente Francisco Luiz do Lago Viégas à Imprensa Oficial. A autarquia cuida da publicação dos atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os deputados estaduais do partido são Dr. Deodalto, Fábio Silva, Filipe Soares e Samuel Malafaia. Na última semana, André Corrêa, preso na Operação Furna da Onça, braço da Lava-Jato no Rio, reassumiu o mandato por decisão da Justiça. Filipe é filho do missionário R.R Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. Samuel é irmão do pastor Silas Malafaia, dono da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Procurado por VEJA, Rodrigo Maia ainda não respondeu. Nos bastidores, políticos próximos ao parlamentar afirmaram que ele quer, primeiro, observar o desenrolar das investigações contra Witzel e os movimentos na Alerj em relação aos pedidos de impeachment que estão nas mãos do presidente da Casa, André Ceciliano (PT). Na última quarta-feira, Maia afirmou não ter visto a Operação Placebo realizada contra Wilson Witzel como uma ação politizada, ao contrário do que defendeu o governador, que culpou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com Maia, porém, é preciso investigar o vazamento. Na véspera da operação, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) disse em uma entrevista que haveria operações focadas em governadores.
Interlocutores ouvidos por VEJA contaram que Rodrigo Maia gostou da demissão do ex-secretário estadual da Casa Civil André Moura. Os dois são desafetos desde a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). À época, Maia articulou para ser o líder do governo, com o apoio do ex-ministro Moreira Franco. Mas quem assumiu a função foi Moura com a ajuda do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB).
Enquanto isso, o Republicanos, agora ex-aliado de Witzel, divulgou uma nota em que anuncia a saída do secretário de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves. Ele apresentou uma carta-renúncia. O comunicado foi assinado pelo presidente estadual da legenda Luis Carlos Gomes. Nele, Gomes justifica: “A corrupção já é abominável em qualquer circunstância, mais terrível ainda em meio ao caos e sofrimento da pandemia, com milhares de infectados e óbitos”. Na Alerj, o partido conta com quatro parlamentares.
Recentemente, o vereador carioca Carlos Bolsonaro e o irmão dele, senador Flávio Bolsonaro, filhos de Jair Bolsonaro, se filiaram ao Republicanos. Witzel é hoje um dos principais inimigos políticos da família presidencial. A legenda é a mesma do prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Após denúncias de corrupção, Rodrigo Maia mantém DEM no governo Witzel foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Número de casos do novo coronavírus no Brasil ultrapassa 510 mil
O Brasil chegou a 514.849 casos do novo coronavírus, mais de meio milhão de pessoas infectadas com a doença, com a inclusão nas estatísticas de 16.409 novos casos.
Com 480 mortes registradas nas últimas 24 horas, o número de óbitos pela covid-19 chega a 29.314. Os números foram atualizados, no início da noite deste domingo (31), pelo Ministério da Saúde.
Do total de casos confirmados, 278.980 (54,2%) estão em acompanhamento e 206.555 (40,1%) pacientes se recuperaram. Há ainda 4.208 óbitos em investigação.
São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes: 7.615. O estado é seguido, em número de óbitos, pelo Rio de Janeiro (5.344), Ceará (3.010), Pará (2.923) e Pernambuco (2.807).
Na sequência, aparecem Amazonas (2.052), Maranhão (955), Bahia (667), Espírito Santo (604), Alagoas (443), Paraíba (360), Rio Grande do Norte (305), Minas Gerais (271), Rio Grande do Sul (224), Amapá (222), Paraná (182), Distrito Federal (170), Piauí (161), Sergipe (158), Rondônia (156), Santa Catarina (136), Acre (148), Goiás (124), Roraima (116), Tocantins (73), Mato Grosso (61) e Mato Grosso do Sul (20).
Já em número de casos confirmados, aparecem nas primeiras posições do ranking São Paulo (109.698), Rio de Janeiro (53.388), Ceará (48.489), Amazonas (41.378) e Pará (37.961). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Maranhão (34.639), Pernambuco (34.450), Bahia (18.392), Espírito Santo (13.690) e Paraíba (13.162).
Na comparação internacional, o Brasil figura em segundo lugar no número de pessoas infectadas (514 mil), atrás dos Estados Unidos (EUA), com mais de 1,7 milhão de casos, de acordo com balanço divulgado pela Universidade Johns Hopkins, que reúne os números oficiais dos países. Em número de óbitos, o Brasil ocupa a quarta colocação, atrás de Estados Unidos (104.319), Reino Unido (38.571) e Itália (33.415).
The post Número de casos do novo coronavírus no Brasil ultrapassa 510 mil appeared first on Seu Dinheiro.
Número de casos do novo coronavírus no Brasil ultrapassa 510 mil foi publicado primeiro em: https://www.seudinheiro.com/
Investigação contra bolsonaristas avança em outro inquérito na PGR
Relator do inquérito que investiga parlamentares e militantes bolsonaristas pela participação e organização de atos antidemocráticos, Alexandre de Moraes autorizou, segundo fontes da PGR, “mais de uma dezena” de diligências solicitadas pelos investigadores.
Como o Radar revelou em 24 de abril, os deputados Daniel Silveira e Cabo Junio Amaral estão entre os alvos da investigação, que tem ainda influencers bolsonaristas e outros militantes.
Silveira e Amaral também são investigados no STF no inquérito das fake news. Como o Radar revelou na semana passada, eles integram a bancada da bancada bolsonarista que recebeu a visita da Polícia Federal.
Investigadores ouvidos pelo Radar dizem que há “indícios veementes de autoria” contra Junio. Já Silveira, que estaria em situação mais delicada, voltou a atacar neste fim de semana, ao defender “descarregar a arma” em adversários políticos em manifestações.
“Vocês estão na rua o tempo inteiro dizendo que vão agredir, bater. Vou deixar um recadinho para vocês. Tem muitos policiais armados nessa manifestações que um dia um de vocês vai achar o de vocês. Na hora que vocês vierem vão tomar um no meio da testa, no meio do peito e (quando) cair o primeiro, vão entender onde estão se metendo”, afirmou Silveira, que continuou.
Investigação contra bolsonaristas avança em outro inquérito na PGR foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
EUA enviam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil
O governo do Estados Unidos anunciou neste domingo, 31, que enviará ao Brasil dois milhões de doses de hidroxicloroquina (HCQ) para ajudar no tratamento de pacientes brasileiros infectados com o novo coronavírus. Os americanos também vão mandar ao país mil respiradores. O acordo, no entanto, vai de encontro com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e médicos, que não recomendam o uso do medicamento ao combate ao Covid-19.
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde neste domingo, já são 514.849 casos confirmados no Brasil, um aumento de 16.409 nas últimas 24 horas. O total de mortos pela doença é de 29.314, 480 a mais de ontem para hoje.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil falou sobre a cooperação dos Estados Unidos. “O povo brasileiro e o povo norte-americano solidarizam-se na luta contra o coronavírus”. “A HCQ será usada como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus. Ela também será utilizada no tratamento de brasileiros infectados”, completou.
- Relacionadas
- Mais Lidas
No último sábado, Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão da orientação para o uso da hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus. A OMS também suspendeu a utilização do medicamento em pesquisas que a entidade comandava com cientistas de cem países. A medida foi tomada por segurança pois ainda não há eficácia no tratamento e aumenta o risco de morte.
EUA enviam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Pedido de prisão de Sara Winter está redigido na PGR
A influencer Sara Winter, que ganhou notoriedade por liderar um grupo de aloprados bolsonaristas em Brasília, será alvo, nos próximos dias, de uma denúncia do Ministério Público Federal por ter ameaçado de morte o ministro Alexandre de Moraes.
Relator do inquérito das fake news no STF, Moraes assinou os mandados de busca da operação que mirou 29 alvos do esquema bolsonarista de fake news, na semana passada.
Sara, por liderar um bando paramilitar que ensaiava coreografias musicais na frente do Supremo, teve celulares e outros pertences apreendidos na ação.
Depois disso, ela ameaçou Moraes, como mostrou o Radar. “Não vão me calar, de maneira nenhuma. Pelo contrário.. Pois agora..Pena que ele mora em São Paulo. Se morasse aqui já estava na frente da casa dele convidando para trocar soco comigo. Queria trocar soco com esse fdp (xingamento), esse arrombado. Infelizmente, não posso. Pois me aguarde, sr. Alexandre de Moraes. Nunca mais vai ter paz na sua vida. Descobrir os lugares que o senhor frequenta. Vamos infernizar sua vida, até o senhor pedir para sair. Hoje o sr. tomou a pior decisão da sua vida”, diz Sara Winter no vídeo, gravado após a ação da PF na sua residência.
Fontes da PGR, ouvidas pelo Radar, dizem que a procuradoria já cobrou o procurador encarregado do caso, no Distrito Federal, pela demora em apresentar a denúncia contra a militante bolsonarista e pedir providências. “A minuta do pedido de prisão preventiva dessa Sara Winter está até redigida aqui na PGR e já foi enviada ao procurador. A PGR aguarda apenas que o procurador tome providências”, diz um investigador ao Radar.
A última da influencer e seus colegas foi um ato com tochas na frente do STF, neste sábado. Nas redes sociais, a estética do protesto foi comparada à de marchas nazistas na década de 1930 na Europa, às manifestações lideradas pelo grupo supremacista branco Ku Klux Klan e aos atos racistas de Charlotesville em 2017 – estas duas últimas nos EUA.
Pedido de prisão de Sara Winter está redigido na PGR foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Brasil ultrapassa meio milhão de casos de coronavírus
O Ministério da Saúde atualizou neste domingo, 31, o número de casos e mortes por Covid-19. De acordo com o levantamento das secretarias regionais, foram registradas nas últimas 24 horas 16.409 casos e 480 mortes em decorrência do novo coronavírus. Com isso, o país ultrapassou a marca de meio milhão de infectados.
Os números totais no Brasil chegam a 514.814 diagnósticos positivos e 29.314 óbitos. Há ainda 206.555 (40,1%) pacientes recuperados e 278.890 (54,2%) casos em acompanhamentos.
- Relacionadas
- Mais Lidas
O estado de São Paulo, que nesta segunda-feira 1º de junho iniciará a flexibilização de sua quarentena, continua à frente no número de casos e mortes pelo coronavírus no país (109.698 e 7.615, respectivamente), seguido por Rio de Janeiro (53.388 e 5.344) e Ceará (48.489 e 3.010).
Neste domingo, o mundo atingiu a marca de 6 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, de acordo com o monitoramento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Em um panorama geral, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos (com quase 1,8 milhão de casos) e, desde ontem, o quarto lugar em número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Itália.
Brasil ultrapassa meio milhão de casos de coronavírus foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Frase do dia
“É risível e trágico: aqueles que incorporam a linguagem e a estética nazista agora acusam os outros da mesma coisa para se vitimizarem. Apenas parem. Vocês ofendem a memória das verdadeiras vítimas do nazismo e não enganam ninguém.” (Instituto Brasil-Israel, em nota oficial)
Frase do dia foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Ouro ou imóveis: qual o melhor investimento para defender seu patrimônio?
Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre aposentadoria FIRE® (Financial Independence, Retire Early).
Na semana passada, trouxe alguns dos pontos essenciais na tese de investimentos em Eneva (ENEV3), que considero uma excelente ação para compor a carteira daqueles que buscam uma Aposentadoria FIRE.
Hoje, vou ao outro extremo da alocação de recursos, em vez de ações com alto potencial de crescimento, vou falar sobre a parte defensiva. Mais precisamente, vou responder ao questionamento de um dos leitores desta coluna:
“É melhor defender meu patrimônio com investimentos em ouro ou em imóveis?”
Excelente pergunta
A maneira mais objetiva de responder ao questionamento é por meio da restrição de recursos.
Você consegue investir em ouro com apenas R$ 500 hoje em dia, mas precisa de alguns bons milhares de reais para adquirir um imóvel.
A alternativa óbvia é recorrer ao investimento em imóveis através da Bolsa. Pode ser com ações de properties, ou com os fundos imobiliários.
E aqui vem a resistência da maioria dos investidores que são assolados por dúvidas como a que mencionei acima: a marcação a mercado.
Quando você compra um imóvel em seu nome, o preço dele não é atualizado todos os dias em seu home broker.
Se você pagou R$ 300 mil (por exemplo), é muito comum manter-se ancorado a esse preço.
Se estivermos em meio a uma crise como a atual, com baixa demanda por imóveis e você decida vender, muito provavelmente venderá por menos que o valor que você considera justo.
Ainda sim, o custo psicológico desse processo é bem menos dolorido, afinal, você não foi confrontado com a verdade todos os dias.
Por isso, só faz sentido seguir nessa discussão se você aceita a marcação a mercado.
Está conformado?
Neste caso, podemos ter uma discussão com mais fundamentos.
O ouro ganhou as graças dos investidores principalmente no exterior. A questão aqui está no custo de oportunidade.
Os juros de curto prazo em países desenvolvidos (boa parte da Europa e no Japão) pagam hoje rendimentos negativos. Nos EUA, o rendimento é praticamente zero.
Isso significa que seu dinheiro paga para ficar parado. Estranhamente, um ativo como o ouro, que não têm rendimentos, tornou-se atrativo pela simples perspectiva de preservar o valor investido.
Num mundo em que os rendimentos são negativos, um rendimento nulo é um excelente negócio.
O fluxo de recursos em direção ao ouro provocou uma natural valorização, dado que a oferta de ouro no mundo não acompanha o ritmo feroz de demanda dos investidores.
Não à toa, o OZ1D - ouro futuro negociado na B3 - sobe mais de 70% em doze meses.
Todas essas características fazem do ouro um investimento especulativo.
Defensivo sim, por natureza; mas especulativo por ser uma commodity, com os preços variando por “N” fatores muito difíceis de racionalizar.
Mas e os imóveis?
Diferente do ouro, os imóveis geram renda
Existem vários estudos - os principais desenvolvidos pelo professor Robert Shiller - que mostram como o valor dos imóveis tende a acompanhar a inflação em longo prazo.
É um investimento que tende a preservar o poder de compra e ainda gerar ganhos adicionais através dos aluguéis.
Mas o que poucas pessoas percebem é que - em longo prazo - os imóveis podem ser investimentos mais rentáveis e mais defensivos até mesmo que as ações.
Entre 2012 e 2019, por exemplo, os retornos anuais dos fundos imobiliários (representados pelo índice IFIX) e a Bolsa (Ibovespa) foram bastante parecidos.
Com a prerrogativa de serem menos impactos que as ações ao longo das crises, os FIIs inclusive acumulam um retorno bastante superior ao Ibovespa no mesmo período.
E antes que você questione os dados com o eterno argumento das particularidades nacionais, eu preciso adicionar: nos EUA é a mesma coisa.
Em longas janelas de tempo, os REITs (fundos imobiliários americanos) superam consistentemente os índices de ações.
Por isso, eu não gosto do 'ou', prefiro o 'e'
Você não precisa escolher um ou outro. Pode ter os dois em seu portfólio, tanto na parte defensiva, quanto na parte agressiva, com fundos imobiliários.
Inclusive, o Rodolfo Amstalden acabou de preparar um curso completo sobre real estate - como investir em imóveis e fundos imobiliários-, com base em algumas semanas que passou nos EUA, estudando com os maiores especialistas no tema.
Sugiro que você dê uma olhada na entrevista que ele deu para o Seu Dinheiro sobre as perspectivas para o mercado imobiliário, oportunidades para você buscar - e furadas para passar longe.
Um abraço!
The post Ouro ou imóveis: qual o melhor investimento para defender seu patrimônio? appeared first on Seu Dinheiro.
Ouro ou imóveis: qual o melhor investimento para defender seu patrimônio? foi publicado primeiro em: https://www.seudinheiro.com/
Sobre violências
Sobre violências foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
sábado, 30 de maio de 2020
Líderes e presidentes de partidos dizem ser excesso apreensão de celular de Bolsonaro
Líderes e presidentes de partidos dizem ser excesso apreensão de celular de Bolsonaro foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Entre eleitores de Bolsonaro, 21% defendem processo de impeachment, diz Datafolha
Entre eleitores de Bolsonaro, 21% defendem processo de impeachment, diz Datafolha foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Livros para a ilha deserta
Livros para a ilha deserta foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Economia diz reconhecer pertinência e mérito em manter redução salarial e avaliar esticar prazo
Economia diz reconhecer pertinência e mérito em manter redução salarial e avaliar esticar prazo foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Weintraub teve privilégio ao prestar depoimento dentro de ministério, dizem delegados e advogados
Weintraub teve privilégio ao prestar depoimento dentro de ministério, dizem delegados e advogados foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Secretários de Saúde aprovam primeiras semanas de Pazuello e até opositores elogiam
Secretários de Saúde aprovam primeiras semanas de Pazuello e até opositores elogiam foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Criada por João Saldanha, 'zona do agrião' virou até nome de programa de TV
Comunista militante, corajoso até o último fio de cabeça, criou expressões que sobrevivem ainda hoje.
Morreu aos 73 anos, em plena Copa de 1990, na Itália, onde comentava os jogos para a TV Manchete.
Entre as expressões que criou está a que dá o título da coluna, zona do agrião, para descrever a grande área, onde tudo se define no futebol. Leia mais (05/30/2020 - 23h15)
Criada por João Saldanha, 'zona do agrião' virou até nome de programa de TV foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Bolsonaro teme que crise econômica favoreça políticos de oposição
Bolsonaro teme que crise econômica favoreça políticos de oposição foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
O buraco é fundo
O buraco é fundo foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Manifestações do Executivo são assustadoras
Manifestações do Executivo são assustadoras foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Obsessão armamentista de Bolsonaro é necessária para conflagração contra perda do poder
Obsessão armamentista de Bolsonaro é necessária para conflagração contra perda do poder foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Quando a manicure ouve o plano Guedes
Quando a manicure ouve o plano Guedes foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Uma resposta à altura da crise
Uma resposta à altura da crise foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
A ética da vacina
A ética da vacina foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Parceria entre Nasa e SpaceX marca nova fase dos trajes espaciais
A primeira e histórica parceria entre a Nasa e a SpaceX, além de marcar o fim do monopólio governamental da exploração do espaço, ao que tudo indica, também inaugura uma nova fase do traje espacial. Passados 59 anos desde o Programa Mercury, no qual os astronautas usavam os macacões prateados que integrariam a imaginário popular quando o assunto é viagem espacial, a roupa agora tem um aspecto muito mais minimalista e elegante. O prata foi substituído pelo branco e pelo cinza em uma reviravolta total de estilo.
Quem assina o design das peças que vestem os veteranos Doug Hurley, 53 anos, e Bob Behnken, 49 anos, é o figurinista Jose Fernandez, que trabalhou nos filmes “Batman v Superman”, “O Quarteto Fantástico”, “Os Vingadores” e “X-Men II”. Fernandez foi convidado pelo bilionário Elon Musk a desenvolver os trajes da primeira missão espacial da nave da SpaceX. Além dos atributos necessários, a roupa deveria parecer um smoking, o que conferiria, na visão do figurinista, sofisticação.
- Relacionadas
- Mais Lidas
“Enquanto as viagens espaciais eram subsidiadas pelos governos, não havia necessidade de tornar os trajes atraentes, pois a segurança dos astronautas era a única preocupação. No entanto, se as viagens espaciais se tornarem uma atividade de empresas privadas em busca de lucros, haverá o interesse natural em fazer seus astronautas parecerem atraentes”, disse ao New York Times Gary Westfahl, autor de “O Filme do Traje Espacial: uma História, 1918-1969”.
Outro fator que colaborou para a questão estética foi o fato de que os trajes foram feitos apenas para serem usados dentro das aeronaves, quando não há necessidade de mangueiras, botões nem fios pendurados. Para tornar o visual mais bonito e, ainda assim, eficiente, painéis escuros foram colocados nas laterais para afinar visualmente, costuras aerodinâmicas da clavícula ao joelho foram feitas, além de botas até a altura dos joelhos.
Ainda assim, uma série de recursos e requisitos técnicos que melhoram a funcionalidade da peça precisaram ser desenvolvidos para fornecer pressão interna estável, mobilidade, oxigênio respirável, regulação da temperatura, sistema de comunicação com conexão elétrica externa à espaçonave e, claro, meios de coletar e conter resíduos corporais sólidos e líquidos.
“Uma das coisas que consideramos importante no desenvolvimento do traje era que ele fosse fácil de usar. A ideia era que a tripulação apenas plugasse ao sentar e o traje trabalhasse sozinho a partir daí e, claro, fosse uma parte do sistema operacional”, explicou Chris Trigg, gerente do departamento de equipamentos e trajes da SpaceX.
Nos últimos 50 anos, o traje espacial passou por transformações para ajudá-lo a acompanhar as mudanças nos requisitos das missões. Depois do Programa Mercúrio, os pesquisadores precisaram desenvolver um traje espacial que permitisse aos astronautas sair da nave em segurança. Como resultado, os trajes Gemini adicionaram 10 camadas de isolamento e mangueiras que bombeavam o ar de resfriamento da espaçonave.
Os trajes espaciais do programa Apollo precisavam proteger os astronautas enquanto caminhavam na lua e, por isso, tinham um sistema de suporte à vida. Os astronautas podiam ir para longe porque não estavam conectados por uma mangueira. Já os famosos ternos laranjas usados no lançamento do ônibus espacial tinham aparência leve porque, assim como os usados por Behnken e Hurley, só podiam ser usados dentro de uma espaçonave.
Quando chegar o momento de a Nasa enviar pessoas para lugares que os humanos nunca foram antes, como um asteroide e Marte, os trajes espaciais precisarão, novamente, ser reconfigurados.
Parceria entre Nasa e SpaceX marca nova fase dos trajes espaciais foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Trump denuncia ações violentas de ‘saqueadores e anarquistas’ nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou neste sábado, 30, o teor violento das manifestações ininterruptas na cidade de Minneapolis, em protesto contra a morte de George Floyd, um afro-americano que estava sob custódia policial. Trump chamou os manifestantes de “saqueadores e anarquistas”.
“A morte de George Floyd nas ruas de Minneapolis é uma grave tragédia”, disse o presidente no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde participou da decolagem de astronautas americanos. Ele acrescentou que a memória de Floyd está sendo “desonrada pelos manifestantes, saqueadores e anarquistas” e pediu “reconciliação, não ódio, justiça, caos”.
Em Nova York, neste sábado, uma mulher foi presa após jogar uma bomba artesanal, conhecida como coquetel Molotov, dentro de um veículo policial ocupado por quatro policiais durante manifestação.
Nesta sexta-feira 29, as manifestações se tornaram mais violentas. Ao menos duas pessoas morreram – um jovem de 19 anos em Detroit e um policial na Califórnia. Comércios e prédios da administração pública foram incendiados em Minneapolis.
Neste sábado, o governador do estado de Minnesota, Tim Walz, responsabilizou grupos organizados pela violência das manifestações. As autoridades locais também anunciaram que irão mobilizar a Guarda Nacional para intervir nos atos.
Os protestos contra a brutalidade policial se espalharam pelos Estados Unidos depois que Floyd, um homem negro, foi morto pela polícia na segunda-feira passada, quando foi detido em Minneapolis. De acordo com imagens gravadas por testemunhas, o policial Derek Chauvin asfixiou Floyd até a morte no chão da rua ao se manter ajoelhado sobre o pescoço da vítima por diversos minutos. O policial está preso.
- Relacionadas
- Mais Lidas
Trump denuncia ações violentas de ‘saqueadores e anarquistas’ nos EUA foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
Brasil registra mais 956 mortes em 24 horas
De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde neste sábado, 30, o Brasil registrou 954 mortes nas últimas 24 horas. O país bateu a marca de 28.834 óbitos por Coronavírus e já é o quarto país com mais mortes no mundo. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, foram 33.274 novos casos confirmados atingindo a marca de 498.440 pessoas infectadas.
No estado de São Paulo, que iniciará o relaxamento da quarentena na próxima segunda-feira, 1, foram 257 novas mortes. O total de óbitos nos estado, que é o epicentro da pandemia no país, chega a 7.500. São 107.000 casos confirmados.
Brasil registra mais 956 mortes em 24 horas foi publicado primeiro em: https://www.brasildefato.com.br/
Do além: 5 filmes de terror que merecem ser descobertos
O Último Exorcismo
Onde: Amazon Prime Video
O título é de assustar, em um sentido ou em outro, mas a premissa é inteligente: um pastor do “Cinturão da Bíblia” americano conta a uma equipe de documentário (fictício, frise-se) como, por ter sido treinado desde menino para evangelizar, só na idade adulta percebeu que não acredita em Deus nem menos ainda no demônio, embora tenha realizado dezenas de exorcismos. O ritual, diz ele, tem certo valor psicológico quando leva o exorcizado a superar seus tormentos; mas não passa de teatro. A fim de demonstrar seus truques, ele leva a equipe consigo a uma casa no interior da Louisiana onde uma menina diz estar possuída. O caso parece ser o de costume: adolescente órfã de mãe e reprimida pelo pai está manifestando a sexualidade na forma de possessão demoníaca. Mas daí surge uma complicação, e depois outra, e então outra maior ainda. E o pastor, enfim, parece estar diante de um episódio genuíno – ou não?
Boa Noite, Mamãe
Onde: GloboPlay
Lukas e Elias (Lukas e Elias Schwarz), garotos de seus 10 anos, confabulam com aquela intimidade dos gêmeos: não pode ser realmente sua mãe a mulher (Susanne Wuest) que voltou de uma cirurgia com o rosto assustadoramente envolto em ataduras; deve se tratar de uma impostora, ou não agiria de forma tão estranha. Ora essa mulher passa dias inteiros na cama, alheia ao mundo, ora se mostra irascível e impaciente. Lukas, em particular, desperta sua irritação: ela o tranca para fora do quarto quando põe Elias para dormir, serve o jantar a Elias mas não a ele. A desconfiança dos gêmeos vai subindo de grau, até desaguar em atitudes chocantes. Os diretores austríacos Veronika Franz e Severin Fiala acrescentam aqui um belíssimo exemplar à linhagem dos filmes de horror com crianças: a dupla trabalha não apenas com o enigma associado a essa mulher sem rosto e a reação dos gêmeos a ela, como também com um jogo sutil de oposições – a paisagem ensolarada e silvestre que circunda a casa e o interior estéril dela, o ver e não ser visto, a inocência da infância e a malignidade que ela pode conter. Uma dica: olho vivo no final.
Ecos do Além
Onde: Amazon Prime Video
É impossível não notar certa semelhança entre a trama deste terror e a de O Sexto Sentido. Uma pista: logo de início, o espectador vê-se diante de uma criança que conversa com pessoas mortas. Mas se trata apenas de coincidência, já que o filme foi lançado nos Estados Unidos pouco depois do “concorrente”. O trunfo de Ecos do Além está nos personagens bem desenhados e nos diálogos precisos, escritos com capricho pelo diretor David Koepp (roteirista de Parque dos Dinossauros e Missão Impossível). Na verdade, o protagonista não é o garoto com poderes paranormais, e sim seu pai, interpretado com garra por Kevin Bacon. Ele faz um sujeito desanimado com sua rotina de operário, que, depois de uma sessão de hipnose, começa a partilhar dos dons de seu filho. Apesar de receoso, acha que descobriu algo que pode dar sentido a sua vida. É envolvente e garante bons sustos, sem apelar para cenas sanguinolentas.
O Exorcismo de Emily Rose
Onde: Netflix
Laura Linney é uma advogada de defesa e Scott Campbell é um promotor público; ambos se enfrentam no julgamento de Tom Wilkinson, um padre que deixou a adolescente Emily Rose (Jennifer Carpenter, de Dexter) morrer durante a tentativa de expulsar nada menos do que seis demônios de seu corpo. Em casa, possuída, Emily come insetos, fala com voz roufenha e pratica poses demoníacas de ioga. No tribunal, pondera-se se é válido ou não julgar um problema espiritual na esfera secular. É menos improvável do que parece, já que o filme do diretor Scott Derrickson, de Doutor Estranho, baseia-se em um episódio ocorrido na Alemanha nos anos 70, quando dois padres e os pais de uma garota foram a julgamento por um ritual de desfecho trágico. Em essência, tem-se três ótimos atores fazendo “escada” para um vilão que não precisa nem dar as caras para deixar a plateia apavorada – basta sugerir sua presença e vinte séculos de civilização judaico-cristã já fazem todo o serviço. Mas como fazem.
A Autópsia
Onde: Amazon Prime Video
Dirigido pelo norueguês André Ovredal, de O Caçador de Troll, o filme tem pouquíssimos personagens, e um deles nem vivo está. Brian Cox e Emile Hirsch são pai e filho que tocam uma funerária que é também a morgue da cidadezinha em que eles moram. Certa noite, um cadáver estranho vai parar lá: no porão de uma casa em que a polícia está investigando o massacre de uma família, descobre-se o corpo de uma jovem. Não parece haver nenhuma ligação entre ela e os crimes do andar de cima, mas o defunto é tão fora do comum – nenhuma marca de trauma, violência ou doença, e nem de decomposição – que o xerife o despacha no meio da noite para os legistas. Quando eles começam a examinar os órgãos do cadáver, aí o negócio fica sinistro mesmo. Quem tem nojo de cenas de necrópsia deve passar longe. E é claro que, ao mesmo tempo, coisas perturbadoras acontecem. É uma noite de tempestade e a luz cai; o rádio para em estações estranhas; o gato anda cheio de arrepios. O elevador enguiça; as geladeiras se abrem sozinhas, e a casa range. Ou seja: A Autópsia se ocupa de tirar o horror do ambiente claustrofóbico, do elemento muito real proporcionado pelo sangue e pelas vísceras e do elemento sobrenatural que – será? – pouco a pouco se insinua na trama. Há um exagero aqui, uma bobagem acolá, mas no geral Ovredal faz a história fluir com segurança.
Do além: 5 filmes de terror que merecem ser descobertos foi publicado primeiro em: https://veja.abril.com.br/
sexta-feira, 29 de maio de 2020
Falta dinheiro para o auxílio emergencial
Falta dinheiro para o auxílio emergencial foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Direito e classes
Direito e classes foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Substitua-se na bandeira o lema 'Ordem e Progresso' por 'Não repara a bagunça'
Substitua-se na bandeira o lema 'Ordem e Progresso' por 'Não repara a bagunça' foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Sinais trocados
Sinais trocados foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Datafolha mostra que mulheres de alta renda são as que mais acreditam em Sergio Moro
Datafolha mostra que mulheres de alta renda são as que mais acreditam em Sergio Moro foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
PF suspeita de vazamento de operação contra laranjas na época em que Bolsonaro estava no PSL
PF suspeita de vazamento de operação contra laranjas na época em que Bolsonaro estava no PSL foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Camiseta do Carluxo! I Love Odiar!
Camiseta do Carluxo! I Love Odiar! foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
O ronco dos fracos
O ronco dos fracos foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
De volta à recessão
De volta à recessão foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Os que se submetem à força de Bolsonaro continuarão vivos, mas não terão alma
Os que se submetem à força de Bolsonaro continuarão vivos, mas não terão alma foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/
Com a pandemia, os alunos da rede pública deveriam ser aprovados automaticamente? NÃO
Com a pandemia, os alunos da rede pública deveriam ser aprovados automaticamente? NÃO foi publicado primeiro em: https://feeds.folha.uol.com.br/opiniao/



